13.8.10

Caminhos Olfativos: Saiba como escolher seu perfume!

Olá Pessoal, Devido a uma dúvida de uma cliente Natura sobre notas de uma fragrância e como identificá-la (forte, fraco, adocicado, etc), me lembrei que tenho um conhecimento que é bem legal de dividir com vocês: fiz o curso da Natura de Perfumaria, e por isso posso falar um pouco sobre notas, caminhos olfativos e etc! Para tirar esta dúvida!

Primeiramente vale citar que perfumes são uma composição de aromas que nos agradam, normalmente por nos lembrar de algo que gostamos. Dai que sai a explicação das notas!

Bom, vamos começar falando sobre as notas, que são sempre citadas quando se quer explicar um perfume:
Notas são os cheiros característicos que dão a diferenciação entre um perfume e outro. Cada um tem notas específicas, mas podem coincidir - em um determinado momento. Por isso há a comparação entre alguns perfumes que são parecidos - mas isso vai depender de que momento da aplicação que você está se referindo! Vejamos:
Notas de saída - São aquelas que sentimos logo que aplicamos o perfume. Normalmente, as pessoas escolhem o seu perfume por essas notas, pois não o experimentam por tempo o suficiente para conhecer as outras notas - que permanecerão em você por mais tempo!! As notas de saída ficam no corpo por cerca de 30 minutos apenas.
Notas de corpo - Essas notas ficam até 4 horas na pele e podem ser diferentes das notas de entrada. Aqui, você consegue sentir bem como o perfume fica na SUA pele.
Notas de fundo - Essa é aquele cheirinho que te acompanha até o fim do dia - tem duração de até 8 horas. Também pode se diferenciar dos outros dois momentos (saida e corpo).

Por isso é legal experimentar um perfume por um dia todo antes de comprar, para conhecê-lo em todos os momentos!

Outra coisa: essa história de perfume com ou sem fixação é mito! O que acontece é essa mudança das notas - e o seu perfume pode ser mais suave no momento das notas de corpo e fundo! Porém é importante levar em consideração a concentração do perfume - sendo que isso vai diferenciar a quantidade que você deve passar para ter o mesmo efeito!

As águas são bem menos concentradas, colônias tem media a alta concentração e Eau´s tem concentração altíssima - por isso deve ser aplicado apenas uma gota. Essas escolhas interferem na quantidade de perfume que você deve passar - dependendo do efeito que vc quer ter!

Bom, existe ainda outra divisão, em que no caso da Natura, usamos uma Tabela de Caminhos Olfativos.

Os perfumes podem ser divididos devido a suas notas principais (podendo como expliquei antes ter notas secundárias de outro grupo, mas sempre há um grupo em que as notas de determinado perfume estão mais concentradas). Aqui você encontra o perfume conforme o gosto de cada pessoa: se ela gosta mais floral, mais citrico, mais frutal, mais amadeirado, de ervas... podem notar, sempre há uma tendência a determinada pessoa escolher perfumes do mesmo grupo (para mulheres isso varia, pois depende do humor né? Falo por mim!!!)
Ainda, nesta mesma tabela, cada um dos grupos acima pode ser definido pelo impacto de suas fragrâncias: Refrescante, Envolvente e Sensual. Novamente, a gente pode escolher mais de um perfume aqui - dependendo do nosso estado de espírito!!

Bom bom, acho mais fácil mostrar que falar. Olhem essa tabela com perfumes da Natura:


Um ponto fora da explicação geral: Notem a classificação do novo perfume, Amó Chamego ali no cantinho! :D Tem uma promo no meu blog de vendas, ele tá saindo por R$50,00 comigo, Se interessar me consultem!


Continuando:

Estão ai somente um de cada grupo, mas tenho comigo a tabela completa da Natura. Se alguém quiser sber onde está o seu pode perguntar (é que essa tabela é gigande e eu naõ tenho ela digital).

Claro, esta é uma classificação que a Natura usa, mas que pode ser feita com qualquer perfume! Interessante não é? Descobriu onde se encaixa seu perfume?

Beijos!!

2 comentários:

  1. Legalll! Por isso num achei um perfume q goste ainda!!
    Mtu boas as dicas ! adoooreiii !!
    :D
    Agora vou ter um "norte" qdo for comprar perfumes!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Vah

    To precisando mto da sua help!
    Add meu novo blog?
    Me denunciaram *por algo q n fiz* e eles simplesmente deletaram meu blog O.o
    To correndo atras das seguidoras, e recomeçando do O =( *aff*

    =* vlw pela força

    ResponderExcluir

Vai comentar? Oba! Brigada :D

Responderei no mesmo post se tiver dúvidas, ok?

Quer divulgar seu blog, sorteio, etc? Por gentileza, mande por email, farei a divulgação com o maior prazer!