25.1.12

Dicas para fazer a vistoria em apartamentos novos!

Oies!

Bom, resolvi fazer esse post porque sexta feira vou receber a chave do meu apartamento (finalmente, depois de quase 2 meses desde a primeira vistoria) - e como tenho uma experiência recente com vistorias, também peguei umas dicas, percebi a necessidade de verificar algumas coisas.. então, resolvi listar aqui, dai quem tiver a vistoria do seu apartamento novinho pela frente (digo que é de apartamento novo pq normalmente são os que ainda podem ser revistos), imprimi aqui e vai pra não esquecer nada!!

1) Leia, antes de ir pra vistoria, todos os manuais de proprietário, especificações técnicas, contratos e etc que você tiver feito com a construtora: leia atentamente, anote o que você tem que verificar se está conforme especificado nestes documentos e exija tudo conforme!

2) Leve um balde ou garrafa de água com você! Dai, você pega água nas torneiras instaladas (já verifica que está tudo ok com as instalações de água) e jogue, sem dó ou piedade, no chão do banheiro e da cozinha/lavanderia e na sacada: a água deve escorrer para o ralo (eu sei que é óbvio, mas a engenheira da minha obra não achava tão obvio assim quando mostrei pra ela a água da torneira da cozinha correndo pra minha sala ¬¬). Não deixe de exigir que, caso isso não ocorra, seja corrigido, pois vazamentos de lavadoras de roupa, pias e etc podem ocorrer e não podem molhar seu apartamento inteiro!

3) Feche todas as portas, inclusive internas e tranque-as, verificando se todas as fechaduras e chaves estão ok - e também se não há frestas grandes demais ou se a porta não fecha com muito esforço.

3) Olhe as tomadas e veja se não recortaram o piso maior que as frentes de tomada, ficando recortes aparentes (eles tem que consertar, imagina, fica muito feio!)

4) Se possível, leve um nível com você e verifique se não há paredes e portas muito tortas (normalmente os contratos falam que pequenas ondulações são normais, porém se você ver que tem paredes muito tortas, peça que consertem, pois senão seus móveis vão evidenciar isso!)

5) Dê a descarga nos banheiros! Verifique se não há vazamentos e se tem pressão suficiente, sabe como é :X

6) Se você não fez isso ainda, faça agora: tire todas as medidas do apartamento e verifique com as medidas da planta - normalmente existe uma tolerância de aceitação (no nosso era 5%), calcule e veja se não está muito fora - pode parecer tarde demais pra isso, mas ninguém quer ser roubado em centimetros né? Ainda mais se como nós, tiver um apartamento pequeno!

7) Verifique se todos os cabos de luz, telefone e etc, estão aparecendo, para que você não tenha problemas quando for instalar luminárias e telefones (acredite, ouvi casos de cabos que não chegam ao ponto que devem chegar, assim como de canos que não chegam a torneira, não custa verificar)

8) E por fim, cheque todos os acabamentos, esquadrias, enfim... não vá a esta vistoria com pressa, você tem que listar tudo que está errado pra que seja corrigido. E se tentarem lhe chamar pra ultima vistoria e não tiverem corrigido tudo que você pediu (isso quase não ocorre sabe, eu mesmo fiz umas 5 vistorias antes de conseguir que eles consertassem o que eu estava pedindo).

Pessoal, eu sei que quando nos chamam pra vistoria estamos ansiosos pra recebermos a chave do apartamento (e como sei, já que estou no aluguel e meu apto está 1 ano e 3 meses atrasado), mas lembre-se: se você não exigir as correções agora, elas ficaram por sua conta, e sai caro! Então, exija, incomode mesmo, até que seja feito, e não se sinta um chato: estamos no nosso direito, só queremos receber algo de acordo! Eu consegui fazer com que arrancassem os pisos da cozinha e refizessem devido a inclinação contrária... também conquistei (digo conquistei pq foi beeeem dificil mesmo) algo que eu tinha direito: a abertura e condições de instalação de ar condicionado no quarto maior (tinham feito isso no quarto menor, por questão nada-a-ver de fachada, mas claro que o quarto que queriamos o ar era o maior e isso constava em descrição técnica do apto!

Enfim... minhas experiências em comprar na planta sinceramente não foram das melhores, visto os problemas de atraso e também estes de vistorias.... mas tudo é relativo, então o que posso fazer é desejar boa sorte!

Espero que gostem das dicas :)

Beijos

10 comentários:

  1. Eu adorei!!!!Vou voltar nesse tópico,espero que em breve!Pq se demorar 1 ano a mais eu enlouqueço!kkkkkk
    Na revista Minha casa do mês passado tbm saiu umas dicas...
    Não esquece de colocar umas fotos do apê novo pra nós conhecermos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. oiiii Vanessa!
    Adorei as dicas, minha primeira vistoria será próxima sexta-feira. Vou preparada :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Fiz a primeira vistoria no meu apartamento. É claro que não aceitei o apartamento. Lendo o que você vi que eu não sou a única chata.
    Muito obrigada
    Dirce

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelas dicas, estou indo fazer a minha vistoria daqui ha 20 minutos.

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADO pelo seu post!
    Meu ajudou MUITO, MUITO mesmo!
    Fui na vistoria do meu "primeiro Apê, da MRV" (rsrsrs) e se não fosse seu post eu ia literalmente entrar pelo cano.
    Parabéns pela iniciativa e eu realmente tirei todo lado emocional da visita (o que é muito difícil) e fiz uma criteriosa visita!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia! Muito valiosas suas dicas sobre a primeira vistoria... obrigado viu.. grande abraço e sucesso no seu apto...

    ResponderExcluir
  7. Valeu a pena ter lido td! Mto bom!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,é uma dica e tanto,pra depois nao chorar o leite derramado.
    Sou leiga nesses assunto de apto,gostaria de saber:quando términa de pagar a construtora,qual é o próximo passo?.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Olha, se seu apto é financiado pela caixa, vc em algum momento vai ser chamado para dar entrada no financiamento :)

      Excluir

Vai comentar? Oba! Brigada :D

Responderei no mesmo post se tiver dúvidas, ok?

Quer divulgar seu blog, sorteio, etc? Por gentileza, mande por email, farei a divulgação com o maior prazer!